CNH Digital Como Cadastrar

Como funciona a CNH Digital?

A CNH digital é um novo processo para informatizar um dos documentos mais importantes que temos hoje. Agora você consegue ter a versão digital da sua carteira nacional de habilitação e essa realidade vem sendo implantada em inúmeros estados brasileiros.

cnh-digital-como-cadastrar-e1527776626171

Em relação ao custo que isso pode trazer, varia de acordo com cada região. Existem alguns estados que estão cobrando e outros não. Será necessário verificar de acordo com Detran da sua região. Mas o processo está bastante simples e aqui iremos entender um pouco mais sobre como funciona o processo de cadastro.

Entender como funciona a CNH digital é sempre o passo necessário para você entender a importância desse nome documento e quais são todas as vantagens que ele está disponibilizando. Assim você consegue entender também porque o Detran viu a necessidade de trazer esse novo tipo de documento.

A internet também mudou a forma como os órgãos públicos atendem os seus cidadãos e isso é bastante claro através dos serviços públicos. Ocorre que agora estamos diante de um documento que pode ser utilizado online e isso ainda não tinha sido disponibilizado até então, por isso que é algo bastante novo para a maioria das pessoas.

CNH Digital Como Cadastrar

Se você também não sabe como fazer o cadastro CNH digital, entenda que essa etapa acaba sendo mais simples e por ser algo totalmente novo as pessoas acabam sentindo dificuldade. Mas temos muitas informações na internet que podem nos ajudar e aqui mesmo vamos deixar alguns passos necessários para que isso possa acontecer.

Existe alguns requisitos para você poder cadastrar CNH digital e o preenchimento deles é fundamental para que o processo possa ser concluído. Por isso que recomendamos atenção quanto aos requisitos que irão ser mencionadas aqui para você entender um pouco mais sobre.

Quem está sendo responsável pelo processo é o Denatran e dentro do site do Serpro encontrar inúmeras instruções sobre como proceder quando precisamos digitalizar a nossa CNH. Muito importante estar por dentro dessa informação.

  • Você precisa ter a nova CNH para poder solicitar o modelo digital;
  • A nova CNH é aquela que possui o QR Code;
  • Caso você não tenha, faça a renovação para o novo modelo depois solicite a versão digital.

A versão digital não está substituindo o modelo impresso e ambos continuam sendo utilizados para várias finalidades. Outro detalhe importante precisando saber aqui o modelo digital não será emitido para as próximas emissões de documentos, ou seja, primeiro cidadão vai receber o modelo impresso e depois ele pode solicitar o digital.

Por enquanto, essas são as principais medidas necessárias para que o processo ocorra com segurança e por isso que é necessário seguir tudo que foi mencionada para que o sistema consiga gerar o modelo digital da sua carteira nacional de habilitação.

A carteira nacional de habilitação digital também é conhecida como CNH-e. Estados como Minas Gerais, Pará, Espírito Santo e outros estão com o processo de emissão sendo efetuado.

Existe um aplicativo CNH digital onde você pode emitir a sua, mas antes será necessário fazer a ativação do seu cadastro dentro do site do Denatran Sepro:

cadastro-cnh-digital

Quem pode emitir a CNH-e?

Outro requisito que você vai precisar entender é quem pode me tirar CNH digital, isso acontece porque esse novo documento não vai estar aberto para todos os cidadãos e também vamos precisar entender quais são as partes que se encaixam para poder emitir a nova versão.

No tópico anterior, informamos um pouco sobre a questão relacionada aos requisitos que a carteira nacional de habilitação atual precisa ter e não deixa de ser dados que você vai precisar preencher para que o sistema conseguiu gerar um modelo digital para você.

Agora você vai entender quem pode emitir CNH digital, o que é outra informação importante para você analisar se você também está fazendo preenchimento dessa obrigatoriedade:

  • Novos condutores não podem emitir a CNH digital sem antes ter emitido o modelo impresso;
  • Será necessário já ter o documento em mãos e no modelo novo com QR code para poder solicitar a versão digital.

Isso significa dizer se você ainda não tem a CNH em mãos, é necessário emitir ela no processo normal e depois solicitar digital.

Não se esqueça de baixar o aplicativo CNH-e para que você possa gerar o modelo digital do seu documento e poder utilizar ele com mais flexibilidade. Sabemos que o documento impresso pode gerar perda, danificação ou até mesmo roubo e por isso que é muito importante termos o versão digital onde conseguimos utilizar o mesmo nos outros dispositivos móveis.

Para mais informações, entre em contato com o Detran da sua região e verifique se o procedimento já está acontecendo e se está sendo cobrada alguma taxa para isso. Sempre bom estar alinhado com o que o órgão vai decidir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *