CNH Digital DETRAN RJ – Cadastro

CNH Digital Quem tem Direito

O Detran do Rio de Janeiro já iniciou o processo de emissão da nova habilitação digital para todo estado e hoje iremos conhecer um pouco mais sobre esse procedimento e como ele está funcionando. Além disso, também vamos disponibilizar as orientações que você precisa para poder fazer a emissão e também os requisitos que estão sendo cobrados.

cnh-digital-detran-rj-cadastro

A CNH digital no Rio de Janeiro é uma iniciativa bastante recente e que está gerando algumas dúvidas nas pessoas, pensando nisso, viemos esclarecer aqui algumas informações relacionadas. Entender como está funcionando e também quais estão sendo os requisitos cobrados é fundamental para você poder fazer o processo necessário de forma correta.

Existem vários postos autorizados que já estão fazendo a emissão da nova CNH-e RJ e se você ainda não fez, não deixe de conhecer aqui as orientações que você precisa saber Antes de procurar o atendimento presencial mais próximo. Existem algumas regras que são Federais e que dizem respeito à questão dos requisitos necessários para que um novo documento possa ser disponibilizada, também veremos essas informações em detalhes.

Vamos entender o que é necessário para que esse novo documento digital possa ser disponibilizado para todos os condutores que emitiram a carteira nacional de habilitação no estado do Rio de Janeiro. Essa emissão continua sendo de responsabilidade do Detran e por isso que todas as informações estarão disponíveis como esse órgão.

Começaremos vendo quem tem direito a CNH digital Detran RJ:

  • Necessário que o condutor já tenha o novo modelo da carteira que é aquele que possui leitor de código digitalizado, conhecido também como QR code;
  • Necessário fazer o preenchimento de uma ficha de cadastro no site do Denatran.

Esses são considerados os dois passos principais que você precisa ler quando pretender fazer a emissão CNH digital Rio de Janeiro. As etapas são padronizadas em todos os demais estados e por isso que você precisa efetuar, são Regras que a administração Federal desenvolveu.

CNH Digital DETRAN RJ

Faz pouco tempo que o Detran RJ está disponibilizando a nova habilitação digital e muitas pessoas já estão fazendo a emissão desse novo documento. Caso você ainda não tenha feito o seu, deixaremos as informações sobre o cadastro no próximo tópico.

A nova CNH-e Detran RJ veio com o objetivo de trazer uma agilidade maior para esse documento que é tão importante. Ainda mais porque sabemos que precisamos de uma flexibilidade maior quando se trata de um documento que podemos usar para inúmeras finalidades.

Atualmente, a CNH é usada para identificação em vários serviços públicos e privados, além disso, esse documento também é uma garantia de que você está autorizado a circular com veículos em todo território brasileiro, de acordo com as categorias que você estudou.

Com a CNH Digital DETRAN RJ você tem apenas que atender os requisitos que mencionamos anteriormente para que você possa iniciar o seu processo de solicitação. O Denatran é o órgão que está operando com o cadastro inicial dos interessados em obter a versão digitalizada do documento.

O documento impresso continua sendo emitido e continua sendo válido, o digital é apenas uma alternativa mais que o órgão está disponibilizando. Além disso, temos também um aplicativo e por meio dele é possível usar a versão digitalizada.

cadastro-cnh-digital-detran-rj-e1527777250817

Cadastro CNH Digital RJ

Para a parte de cadastro CNH digital RJ é necessário entrar no site do Denatran para fazer ativação do seu, conforme já mencionado anteriormente. Não tem nenhum custo para que você possa fazer esse procedimento e deixaremos os passos necessários para ser efetuado.

  • Primeiro você vai precisar cadastrar os dados da sua CNH com o QR Code no site do Denatran: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/
  • No menu lateral esquerdo você tem a opção “Usuário” e abaixo você tem a opção de Login ou Cadastro;
  • Caso você ainda não tenha feito o cadastro, basta efetuar rapidamente.

Depois que você fez a ativação do seu cadastro CNH digital Detran Rio de Janeiro, o próximo passo é você baixar o aplicativo para que você possa usar o documento através dele. Existe um aplicativo oficial para esse documento e ele está disponível para os seguintes sistemas operacionais:

  • Android;
  • iOS.

O app CNH Digital RJ já está disponível nas lojas do Google Play e do iTunes e você pode baixar gratuitamente a qualquer momento. Você só vai conseguir acessar o seu documento através desse aplicativo a partir do momento em que você fizer o cadastro dele no site do Denatran, conforme explicado anteriormente.

Com todas essas orientações ficará mais fácil de você fazer a missão do seu novo documento e não deixe para a última hora para que você possa usufruir de todos os benefícios que um documento digital pode te oferecer.

O DETRAN Rio de Janeiro CNH digital é uma novidade bem importante e que veio para acrescentar algo novo e mais acessível para todas as pessoas. Vale a pena ter o documento digitalizado porque ele te proporciona flexibilidade e comodidade, mas o seu documento impresso continua sendo válido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *