Como Ativar CNH Digital

CNH Digital

Existem muitos estados brasileiros que estão fazendo o processo de emissão CNH digital sem nenhum tipo de custo. Isso acaba sendo uma vantagem a mais para que o cidadão possa ter o direito de digitalizar o seu documento sem ter que pagar algo por isso.

como-ativar-cnh-digital

Se formos pensar, não faz sentido efetuar a cobrança de uma taxa em cima de um documento que está digitalizado, ou seja, via de regra, o Detran não tem nenhum custo para disponibilizar ele para o cidadão. Mas isso não garante que em todos os estados Não teremos nenhuma cobrança de taxa.

Será necessário verificar na sua região qual é a taxa CNH digital e se ela realmente será cobrada. Caso não seja cobrada, será uma vantagem ainda maior para você e vai valer a pena você dar uma olhada em todos esses detalhes porque querendo ou não cada estado tem as suas particularidades.

Como Ativar CNH Digital

A ativação CNH digital é uma das dúvidas mais recorrentes pelo fato do procedimento a ser bastante Novo e muitos ainda não entendem como ele funciona. Mas já garantimos que não existe muito segredo e seguindo os passos necessários que serão colocados aqui você vai poder compreender um pouco mais sobre esse procedimento.

Vamos entender como ativar a CNH digital e quais são os passos que você precisa dar para que isso possa acontecer. Também será necessário verificar se você está vendendo os requisitos necessários para ter direito a emissão digitalizada do documento.

Veja quais são os estados que estão disponibilizando a emissão CNH-e sem nenhum tipo de custo:

  • Estado do Pará;
  • Estado do Pernambuco;
  • Estado de Minas Gerais.

Esses são apenas alguns exemplos e é claro que existem outros estados onde a cobrança não está sendo aplicada, precisamos ver separadamente de acordo com a região em que você mora.

Vamos entender agora como funciona o processo para fazer a ativação da CNH-e e quais são os passos necessários que você precisa dar para que isso possa acontecer e já recomendamos que você entre no site do Denatran para dar início.

Ele ficou como o responsável pelo procedimento e por isso que você precisa ler todos os tutoriais disponibilizados nesse portal de serviço e todas as orientações necessárias para que você possa digitalizar a sua carteira nacional de habilitação.

Siga as orientações abaixo:

  • Acesse o site disponibilizado acima;
  • Leia as informações e tutoriais sobre o processo de digitalização do documento;
  • Em suma, você vai precisar fazer a ativação do seu cadastro para solicitar acesso à versão digital do documento;
  • Você também vai ter que baixar o aplicativo.

Colocando em prática as orientações que disponibilizamos acima é que você entende como ativar CNH digital de forma simples. As orientações também podem ser colhidas através do atendimento presencial ou telefônico, mas procure colocar em prática o que orientamos e você vai ver que não tem muito segredo.

ativar-cnh-digital-e1527773805360

Quem tem direito a CNH Digital

Entender quem tem direito a CNH digital também é uma dúvida muito recorrente e que a maioria das pessoas não têm conhecimento se estão preenchendo os requisitos necessários para que isso aconteça ou não. Por isso que recomendamos a leitura das informações que iremos apresentar nesse tópico.

O primeiro passo é você entender que o documento impresso continua sendo emitido e quem está fazendo a emissão da CNH pela primeira vez, por exemplo, segue o fluxo normal. A digitalização do documento só se aplica para quem já tem a CNH.

Abaixo colocamos os requisitos para emitir CNH digital:

  • Necessário fazer ativação do cadastro conforme orientamos no tópico anterior;
  • Necessário ter o documento da CNH mais recente;
  • O documento aquele mais recente é aquele que possui o QR Code;
  • Caso você não tenha essa versão mais atualizada, será necessário renovar o documento.

Agora que você sabe quem pode ativar CNH digital, o próximo passo é você se organizar para poder fazer o seu procedimento assim que você tiver interesse em ter esse documento de uma forma mais simples. Ele vai permitir uma flexibilidade, comodidade e praticidade muito maior do que o documento impresso oferece.

Seguir os passos necessários para você poder ativar esse documento é muito importante e hoje em dia já tem muitos cidadãos que estão com o documento digitalizado. A praticidade atinge tanto os órgãos públicos, como também os próprios cidadãos que tem em mãos um documento muito mais acessível e menos difícil de esquecer. Tenha em mãos esse documento e veja as facilidades.

Quem já precisou do documento impresso e esqueceu ou perdeu o mesmo sabe muito bem como é ruim, por outro lado, vamos ter que ter a responsabilidade de ter um dispositivo móvel com o aplicativo para que o documento possa ser apresentado sempre que ele for requisitado.Além disso, o app CNH Digital também pode precisar de conexão à internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *